Referência: CASTRO, Fernanda Regebe, CRUZ, Fábio Marques da, ODDONE, Nanci Elizabeth. O paradigma da orientacao a objetos, a linguagem unificada de modelagem (UML) e a organizacao e representacao do conhecimento: um estudo de caso de um sistema para bibliotecas. Informacao & Informacao, Londrina
, v. 18, n. 1, p. 82-105, jan./abr. 2013
Descritor(es): MODELAGEM DE SISTEMAS; ORIENTACAO A OBJETOS; UML; CLASSIFICACAO FACETADA; RANGANATHAN
Resumo: A orientação a objetos trabalha com uma notação própria e possui alguns conceitos centrais. Dentre os mais importantes estão as classes, os atributos, os relacionamentos e a herança. Já a linguagem UML possui diagramas próprios.
Objetivos: Demonstrar a metodologia da orientação a objetos e a linguagem de modelagem UML, com seus diversos diagramas.
Metodologia: Para ilustrar o funcionamento dos diagramas desenvolve-se um estudo de caso envolvendo um sistema de empréstimo de livros em biblioteca.
Resultados: Constatou-se que há influências das teorias da classificação, especialmente a de Ranganathan, na área de modelagem de sistemas de informação, demonstrando que tudo o que hoje se desenvolve na informática, mais precisamente na área de desenvolvimento de sistemas, já foi realizado antes, de forma manual.
Conclusão: Nesse trabalho foi confirmado que para entender o complexo, antes de tudo é preciso dividi-lo em partes e classificá-lo.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9547/pdf Acessado em: 09 jan. 2014
|