Referência: CARDOSO, Daniel, PINTO, Adilson Luiz . Fluxo de informação em desastres naturais: os quatro desafios para as ações de resposta. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 98-115, jul./dez. 2017
Descritor(es): Fluxo de informação; Desastres naturais; Precisão da informação; Volume de informação; Colapso na estrutura de tecnologia e comunicação; Confiança entre as organizações
Resumo: Objetivos: A informação é considerada matéria-prima básica para organizar as ações de resposta a desastres naturais. Sem a informação fluindo de maneira adequada, os gestores e agentes envolvidos nos trabalhos perdem eficiência e não conseguem se organizar da melhor maneira. Este estudo analisou quais são os principais desafios para o fluxo de informação durante os momentos de resposta a desatres naturais.
Metodologia: A partir de uma revisão de literatura na Web of Science (1994 até 2014), selecionou-se 17 textos que se enquadravam ao escopo deste estudo.
Resultados: O estudo destacou quatro desafios que impedem a informação de fluir livremente: Precisão da informação; Volume de informação; Colapso na estrutura de tecnologia e comunicação; Confiança entre as organizações.
Conclusão: As principais recomendações propostas neste artigo para facilitar o fluxo de informação são: (i) tratar a informação como matéria-prima fundamental para o planejamento e execução das ações; (ii) criar "filtros" e procedimentos para detectar erros, boatos e impreciões nas informações, priorizando as mais importantes e; (iii) utilizar comunicações via satélite ou rádio amador para evitar quebra no sistema de comunicação.
Endereço eletrônico: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/562/644 Acessado em: 15 dez. 2017
|