Referência: CINTRA, Paulo Roberto, FURNIVAL, Ariadne Chloe, MILANEZ, Douglas Henrique . Vantagens de citação do acesso aberto em periódicos selecionados da Ciência da Informação: uma análise ampliada aos indicadores altmétricos. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 1, p. 129 - 148, jan./abr. 2017
Descritor(es): ACESSO ABERTO; PERIÓDICOS; CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO; BIBLIOMETRIA; ALTMETRIA
Resumo: Introdução: O acesso aberto diz respeito à literatura científica disponibilizada a qualquer usuário sem custos e livre das restrições de copyright e de licenciamento para seu reuso. Espera-se, de acordo com a hipótese do Open Access Citation Advantage, um aumento no número total de citações recebidas pelo artigos disponibilizados em acesso aberto com relação àqueles em acesso restrito.
Objetivo: Analisar as possíveis vantagens de citações e menções na web social que o acesso aberto pode oferecer à área da Ciência da Informação.
Metodologia: Foram analisados indicadores altmétricos e bibliométricos de citação de dois periódicos científicos: Journal of the American Society for Information Science e Scientometrics. A coleta dos dados foi realizada na Web of Science, Google Acadêmico, Altmetric.com e Mendeley.
Resultados: Os resultados indicaram que o acesso aberto oferece vantagem quanto ao número de citações e de menções na web social recebidas pelos artigos em ambos as revistas. Verificou-se também que essa vantagem se mantém ao longo dos anos.
Conclusões: A investigação confirma a hipótese do Open Access Citation Advantage para os periódicos selecionados da área da Ciência da Informação e demonstra que essa vantagem se estende aos dados altmétricos.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27146/21054 Acessado em: 02 ago. 2017.
|