Referência: LIMA, Eliseu dos Santos, FLORES, Daniel . A utilização do Ica-Atom como plataforma de acesso, difusão e descrição dos documentos arquivísticos de instituições públicas . Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 3, p. 207 - 227, set./dez. 2016
Descritor(es): ICA-ATOM; ACESSO; DIFUSÃO; PATRIMÔNIO DOCUMENTAL; INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
Resumo: Introdução: A tecnologia da informação vem ocasionando transformações em diversos segmentos da sociedade. Na área arquivística sua presença é marcante, tanto que ultimamente tem aumentado o quantitativo de instituições que fazem uso de sistemas informatizados, repositórios e plataformas que automatizam atividades como descrição, difusão, e que inclusive proporcionam o acesso ao patrimônio documental arquivístico.
Objetivo: Discorrer sobre as funcionalidades e a utilidade da plataforma International Council Archives - Access to Memory (ICA-AtoM) nas atividades arquivísticas de descrição, difusão e acesso ao patrimônio documental arquivístico.
Metodologia: Levantamento de bibliografia e referenciais teóricos, a partir de experiências já vivenciadas por pesquisadores da área arquivística.
Resultados: Constata-se que a plataforma serve tanto para descrever os documentos permanentes, como para proporcionar o acesso à informação registrada em documentos correntes e intermediários, como forma de dinamizar o acesso aos fundos documentais de instituições públicas.
Conclusões: Considera-se que o ICA-AtoM, além de servir à descrição, pode proporcionar um ambiente autêntico para o armazenamento seguro e como fonte de prova dos documentos institucionais digitais e digitalizados, bem como para prover preservação e acesso a longo prazo, se for interligada a um RDC-Arq, como o Archivematica, por exemplo.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24234/20736 Acessado em: 01 ago. 2017.
|