Referência: SANTINI, Rose Marie . Redes de inovação tecnológica: o desafio do conhecimento e do aprendizado para o desenvolvimento sustentável. Informação & Informação, Londrina, v. 21 , n. 1, p. 542 - 572, jan./abr. 2016
Descritor(es): INOVAÇÃO; CONHECIMENTO; APRENDIZADO; POLÍTICAS DE INOVAÇÃO
Resumo: Introdução: A inovação é considerada atualmente como um dos principais motores do crescimento econômico mundial. Compreende-se, sob esse ponto de vista, que os avanços resultantes de processos inovativos são fator básico na formação dos padrões de transformação da economia e seu desenvolvimento sustentável.
Objetivo: O objetivo deste trabalho é discutir o valor da informação, do conhecimento e do aprendizado na inovação tecnológica e organizacional.
Metodologia: A partir de uma revisão de literatura, que privilegia um ponto de vista neo-schumpeteriano sobre o assunto, traçamos o atual contexto sócio-técnico-econômico da sociedade da informação para analisar a importância da produção, disseminação e uso do conhecimento e do aprendizado nos novos arranjos e processos produtivos inovadores.
Resultados: A aquisição de novas habilidades e conhecimentos é fator chave para o processo inovativo, que ocorre somente na presença de estímulos à formação de redes de conhecimento composta por diferentes agentes. Este aspecto enfatiza o papel do Estado na coordenação e manutenção de políticas industriais e econômicas de longo prazo.
Conclusões: Os sistemas nacionais de inovação constituem uma rede de relacionamento necessária para a inovação das firmas. As políticas de inovação são cruciais para a intensificação da competitividade de um país, região ou empresa.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20882/19008 Acessado em: 01 aho. 2017.
|