|
Referência: MORIGI, Valdir Jose, LOUREIRO, Thainá Ribeiro, MASSONI, Luis Fernando Herbert . Apropriações e usos das histórias em quadrinhos na literatura de Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 21, n. 1, p. 56 - 79 , jan./abr. 2016
Descritor(es): HISTÓRIAS EM QUADRINHOS; MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO; CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Resumo: Introdução: As Histórias em Quadrinhos (HQs) são úteis no incentivo à leitura, além de possuírem um potencial enquanto ferramenta de alfabetização. O presente artigo realiza o mapeamento bibliográfico nos estudos da Ciência da Informação, para demonstrar o desenvolvimento das HQs nesta área.
Objetivo: mapear os estudos sobre Histórias em Quadrinhos realizados na Ciência da Informação, mostrando os seus usos e as apropriações no processo de disseminação dos resultados coletados nesta pesquisa.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa-quantitativa.
Resultados: As HQs são tema de pesquisa na Ciência na Informação sob a perspectiva da disseminação e interpretação da informação. O seu uso auxilia no aprendizado dos usuários e os estudiosos evidenciam seus benefícios. Os estudos destacam que as HQs propiciam um esforço mental, pois os recursos visuais também permitem a aprendizagem. Os estudos também demonstraram que elas podem ser utilizadas para a pesquisa, em que são salientados os conhecimentos adquiridos na leitura de quadrinhos, ou seja, o conhecimento sem fundamentação científica.
Conclusões: Conclui que alguns estudos da Ciência da Informação determinam com quais finalidades as HQs são apropriadas por usuários.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24082/18988 Acessado em: 31 jul. 2017.
|