Biblioteca da Escola de Ciência da Informação
..::[Base de Dados PERI]::..

Referência:
SANTANA, Fausta Joaquina Clarinda de . Descontinuidades e sombras: acesso a usos e fontes de informacao numa comunidade rural e remota na sociedade da informacao. . In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIENCIA DA INFORMACAO, 10., 2009, João Pessoa . Anais... . João Pessoa : UFPB , 2009

Descritor(es):
INFORMAÇÃO - ACESSO; TELECOMUNICAÇÕES -REDES DE INFORMAÇÃO - ZONA RURAL - MORINGUE (SANTO AMARO, BA); INFRAESTRUTURA (ECONOMIA) - TELECOMUNICAÇÕES - ZONA RURAL; SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.

Resumo:
Embora vivamos em plena Sociedade da Informação, o acesso a usos e fontes de informação dá-se de forma desigual. Nessa sociedade, as redes que abrigam os dinâmicos fluxos de informação podem ser fixas e móveis, compondo, no Brasil, respectivamente, a infraestrutura pública e privada de telecomunicações. É comum encontrar dificuldade no acesso à informação em pequenos povoados rurais, sem qualquer infraestrutura pública de telecomunicações, onde não há sequer um telefone de uso público, orelhão. Assim, o objetivo desta pesquisa centra-se em investigar como ocorrem os acessos, usos e fontes de informação numa comunidade rural e remota, sem infraestrutura pública de telecomunicações. A comunidade objeto do trabalho chama-se Moringue, localizada no município de Santo Amaro, no interior da Bahia, na região do recôncavo sul. Utilizando a abordagem indutiva, a pesquisa se desenvolveu compondo um estudo exploratório. Para responder aos questionamentos surgidos no decorrer do trabalho recorreu-se às técnicas de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, estudo descritivo, pesquisa de campo e levantamento georeferenciado. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, sendo que os instrumentos de coleta adotados foram questionário e roteiro de entrevista. A apuração dos resultados revelou que a comunidade enfrenta muitas dificuldades para ter acesso a usos e fontes de informação, mas recorre a alternativas, como a televisão e o rádio, que representam as principais fontes de informação, e o telefone celular que é único veículo utilizado no local para conexão com as redes de telecomunicações. Conclui-se, portanto, que em pequenas comunidades rurais sem acesso à infraestrutura pública de telecomunicações, as redes fixas apresentam descontinuidades e as redes móveis apresentam sombras.

Endereço eletrônico:
http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xenancib/paper/viewFile/3277/2403 Acessado em: 22 ago. 2016

[Fechar esta janela]