Biblioteca da Escola de Ciência da Informação
..::[Base de Dados PERI]::..

Referência:
ALENTEJO, Eduardo . Bibliografia: caminhos da história contada e da história vivida. Informacao & Informacao , Londrina, v. 20, n. 2, p. 20-62, maio/ago. 2015.

Descritor(es):
ENSINO NO BRASIL DA BIBLIOGRAFIA; FUNDAMENTOS DA BIBLIOGRAFIA; RAMOS DA BIBLIOGRAFIA; HISTORIOGRAFIA DA BIBLIOGRAFIA; BIBLIOGRAFIA NA ERA DIGITAL.

Resumo:
Introdução: Trata sobre a Bibliografia tendo como referência sua historiografia. Tem por material as bibliografias citadas, os clássicos e os autores que marcaram o desenvolvimento da área. Objetivo: Visa analisar a bibliografia como sendo campo de interesse científico, buscando responder quais são os caminhos de sua história contada e de sua história vivida que a legitimam como campo de interesses científicos? Metodologia: A partir do método historiográfico, discorre sobre o estado atual do ensino brasileiro da Bibliografia. Mediante revisão de literatura, explica sua divisão em ramos e discorre sobre sua historiografia de acordo com contornos históricos dos quais envolvem aspectos tecnológicos da produção do conhecimento. Resultados: Explica que a polifonia e a vulgarização acerca de seu campo científico são fenômenos com impactos às atividades intelectuais nacionais. Analisa conceitos que fundamentam e validam a Bibliografia como área do conhecimento. Atualiza e dá continuidade historiográfica da Bibliografia ao acrescentar reflexões sobre as épocas do trabalho bibliográfico na era digital. Os resultados apontam para a evolução da Bibliografia, tanto enquanto produto e serviço, como área científica em constante desenvolvimento. Conclusões: Através da análise historiográfica, os caminhos da Bibliografia indicam que o campo de estudo é inesgotável, porque a pesquisa sobre o passado de bibliografia acumulada incluem aspectos teóricos que permanecem no tempo atual e sua atualidade expõe muitas possibilidades para o seu futuro. As bibliografias em ambiente Web permitem expandir entendimentos referentes ao acesso e ao uso da informação pela possibilidade de se empregar recursos tecnológicos capazes de aperfeiçoar suas funções sociais de acesso ao conhecimento, em distintos escopos.

Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/23124/pdf_58 Acessado em: . Acesso em 19 abr. 2016.

[Fechar esta janela]