Biblioteca da Escola de Ciência da Informação
..::[Base de Dados PERI]::..

Referência:
MERLO, Franciele, KONRAD, Glaucia Vieira Ramos . Documento, história e memória: a importância da preservaçao do patrimônio documental para o acesso à informaçao. Informaçao & Informaçao, Londrina, v.20, n.1, p. 26-42, jan./abr. 2015.

Descritor(es):
DOCUMENTO; HISTÓRIA; MEMÓRIA; PATRIMÔNIO DOCUMENTAL; ACESSO À INFORMAÇAO.

Resumo:
Introdução: A História é registrada em documentos que formam um conjunto: o patrimônio documental. Objetivo: Este estudo tem por finalidade identificar a importância da preservação do patrimônio documental em meio à relação documento, história e memória, com vistas ao acesso à informação. Metodologia: Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos utilizados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Assim, delimitou-se o uso de materiais publicados em livros, periódicos ou internet. Resultados: No Brasil, a Constituição Federal de 1988 definiu os documentos públicos como patrimônio cultural do país. Esse patrimônio constitui a memória da sociedade; portanto é preciso preservá-lo para que os cidadãos brasileiros possam acessá-lo quando necessário. O direito de acesso, previsto constitucionalmente, foi regulamentado pela Lei de Acesso à Informação. Conclusões: a lei de acesso é considerada um marco para a sociedade brasileira exercer seus direitos. O intuito da preservação do patrimônio documental é possibilitar aos cidadãos o acesso à memória para construir sua identidade. A relação documento, história e memória é pouco abordada por pesquisadores brasileiros, sob o ponto de vista da necessidade de preservação do patrimônio documental visando ao direito da sociedade de acesso à informação. Desta maneira, instiga-se um maior desdobramento acerca do tema apresentado.

Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/18705/pdf_43 Acessado em: . Acesso em: 07 abr. 2016.

[Fechar esta janela]