Referência: SILVA, Renata Eleuterio da, SANTOS, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa, FERNEDA, Edberto. Modelos de recuperacao de informacao e web semantica: a questao da relevancia. Informacao & informacao, Londrina, v. 18, n. 3, p. 27-44, set./dez. 2013
Descritor(es): INFORMACAO E TECNOLOGIA; MODELOS DE RECUPERACAO DE INFORMACAO; WEB SEMANTICA; RELEVANCIA
Resumo: Introdução: A preocupação com a recuperação de informações em sistemas computacionais precede o desenvolvimento dos primeiros computadores pessoais. Modelos de recuperação de informações foram e são até hoje muito utilizados em bases de dados específicas de um domínio, cujo escopo é conhecido. No ambiente Web, existe a necessidade de maiores cuidados no que diz respeito ao tratamento descritivo e temático das informações.
Objetivos: Verificar como a questão da relevância é tratada nos principais modelos computacionais de recuperação de informação e, sobretudo, como o tema é abordado em relação ao futuro da Web, a chamada Web Semântica.
Procedimentos metodológicos: Pesquisa bibliográfica.
Resultados: Nos modelos clássicos estudados neste artigo, percebeu-se que a preocupação principal é a recuperação de documentos cuja descrição esteja mais próxima da expressão de busca utilizada pelo usuário, o que não necessariamente implica no que este realmente necessita. Na recuperação semântica há o uso de ontologias, recurso que estende a busca do usuário para uma gama maior de possíveis opções relevantes.
Considerações finais: A relevância, sendo algo subjetivo e inerente ao julgamento do usuário, dependerá da interação do mesmo com o sistema e, principalmente, ao que de fato ele espera recuperar em sua busca. Os sistemas que se baseiam em um modelo de relevância não são populares, por exigir maior interação e depender da disposição do usuário. A Web Semântica é, até então, a iniciativa mais eficiente no que tange a recuperação de informação no ambiente digital.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12822/pdf_3 Acessado em: 16 jan. 2014
|