Referência: LANZI, Lucirene Andréa Catini et al. O uso da voz e do tablet em narrativas de histórias. Informacao & Informacao
, Londrina, v. 18, n. 2, p. 98-112, maio/ago. 2013
Descritor(es): NARRATIVAS DE HISTÓRIAS; BIBLIOTECA ESCOLAR; VOZ DO NARRADOR ESCOLAR
Resumo: Esse estudo parte de atividades desenvolvidas numa biblioteca escolar na cidade de Marília - SP.
Objetivo: Abordar o uso da voz e do tablet nas narrativas de histórias.
Metodologia: O livro escolhido pela contadora de histórias para essa experiencia foi A menina do Narizinho Arrebitado de Monteiro Lobato, o primeiro livro brasileiro a ganar uma versão interativa para o dispositivo tablet.
Resultados: Observou-se nessa atividade como um dispositivo digital entusiasma as crianças, sendo ele uma nova forma de interação com histórias contadas. Com recursos sedutores e fáceis de usar, os tablets proporcionam à leitura níveis de dinamismo e interatividade até aqui impensáveis.
Conclusões: Com os resultados dessa pesquisa, conclui-se que os recursos audiovisuais possibilitam interação e dinamismo, proporcionando entusiasmo nos ouvintes; sendo uma ação prazerosa e diversificada que possibilita ao profissional o uso de novas ferramentas para estimular o gosto em ouvir histórias, compartilhá-las e frequentar uma biblioteca escolar.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16163/13081 Acessado em: 13 jan. 2014
|