Referência: SOUZA, Monica Sena de et al. Acessibilidade e inclusao informacional. Informacao & Informacao, Londrina, v. 18, n. 1, p. 1-16, jan./abr. 2013
Descritor(es): ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL; PESSOAS COM DEFICIENCIA - ACESSO À INFORMACAO; BIBLIOTECÁRIO - ATUACAO
Resumo: Aborda a atuação do profissional da informação no atendimento das demandas informacionais de pessoas com deficiência na sociedade da informação. O bibliotecário é de fundamental importância para a efetivação e sucesso na inclusão informacional das pessoas com deficiência, considerando-se, ainda, a permanente educação continuada para sua qualificação profissional.
Objetivo: Refletir sobre a atuação do bibliotecário no atendimento aos usuários com deficiência, ressaltando as necessidades de melhoria em unidades de informação, identificadas na literatura científica, no que diz respeito à acessibilidade.
Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base na revisão de literatura em livros e artigos científicos, destacando como principais autores: Almeida (2000), Mazzoni (2001) e Sassaki (1997, 2002, 2005).
Resultados: A falta de acesso informacional por parte das pessoas com deficiência dificulta a sua participação social e política, consequentemente, reduz a sua condição de cidadania.
Conclusão: Ao bibliotecário cabe procurar educação continuada, um maior envolvimento nos eventos da área e a procura constante por capacitação profissional, o que refletirá sobre o melhor atendimento das necessidades de informação dos usuários com deficiências.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12173/pdf Acessado em: 20 dez. 2013
|