|
Referência: BOCCATO, Vera Regina Casari, TORQUETTI, Melissa Camargo. Interoperabilidade entre linguagens de indexacao como recurso de construcao de instrumento de representacao tematica de clippings de coordenadorias de comunicacao social em ambientes universitários: uma proposta metodológica. Informacao & Informacao, Londrina, v. 22, n. 3, p. 76-101, set./dez. 2012
Descritor(es): LINGUAGENS DE INDEXACAO; INTEROPERABILIDADE; METODOLOGIA; CLIPPINGS
Resumo: A interoperabilidade entre linguagens de indexação diferentes é focalizada como recurso de construção de instrumento de representação temática para a indexação e recuperação de clippings.
Objetivo: Estabelecer uma metodologia de realização de interoperabilidade entre linguagens de indexação que se configure numa proposta viável na construção de uma linguagem controlada consistente, e de forma mais ágil, para a representação e recuperação da informação jornalística, pelas perspectivas teóricas e metodológicas em Ciência da Informação e áreas correlatas.
Metodologia: A interoperabilidade foi realizada da linguagem natural para a controlada em cinco fases: 1) identificação da área do conhecimento; 2) levantamento dos termos e criação de uma lista de assuntos em linguagem natural para a interoperabilidade; 3) escolha da linguagem controlada base; 4) identificação de um método de realização de interoperabilidade entre linguagens de indexação; 5) sistematização do processo de interoperabilidade entre linguagens de indexação para a compatibilização sintático-semântica entre os termos.
Resultados: A interoperabilidade entre as linguagens resultou em índices de compatibilidades semânticas significativos entre os termos das duas linguagens em Ciência da Computação.
Conclusão: Comprovou-se a viabilidade da realização da interoperabilidade na construção de linguagens de indexação diferentes e a adequação da metodologia utilizada.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/10800/pdf Acessado em: 14 jun. 2013
|