Biblioteca da Escola de Ciência da Informação
..::[Base de Dados PERI]::..

Referência:
MARCHIORI, Patricia Zeni et al. Metodologia para o monitoramento da difusao de inovaçao em canais de comunicaçao científica. Informação & Informação , Londrina, v. 17, n. 2, p. 77 - 102, maio/ago. 2012

Descritor(es):
TEORIA DA DIFUSÃO DA INOVAÇÃO; CANAIS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA; MONITORAMENTO DA INOVAÇÃO - METODOLOGIA; INOVAÇÃO - CONDIÇÃO DE ADOÇÃO; VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

Resumo:
Introdução: a difusão da inovação em produtos/tecnologias se apoia no uso de diferentes canais de comunicação. As adaptações/aperfeiçoamentos veiculados entre os participantes destes canais podem ser agregadas em categorias de acordo com condições de adoção (existente, proativa, aspiracional, reativa). O monitoramento e a visualização de tais condições permitiria explorar o estado da arte da inovação e acompanhá-lo em ciclos de tempo definidos e/ou alcance geográfico para um determinado canal e/ou entre canais distintos. Objetivos: propõe-se uma metodologia de monitoramento da difusão da inovação em canais de comunicação científica e suas respectivas condições de adoção. Procedimentos metodológicos: explora-se a Teoria da Difusão da Inovação e o modelo conceitual dela derivado. Descreve-se a metodologia proposta em suas etapas qualitativa e quantitativa e apresenta resultados de teste de aplicação em um recorte de comunicações apresentadas em edições de eventos internacionais e nacionais relativos ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/Open Jornal System. Principais resultados: Aplicada aos corpora do ambiente de teste a metodologia proposta resultou na criação de vinte e nove categorias relacionadas às condições de adoção da inovação e na geração de gráficos provenientes das manipulações de três matrizes de correlação no software UCINET 6.434. Analisaram-se os gráficos obtidos no Netdraw com base em multidimensional scaling (MDS) e em frequências absolutas. Conclusões: validou-se a metodologia no ambiente teste, com destaque aos alertas para a execução das etapas e nas possibilidades de análise dos dados com o uso de diferentes variáveis. Considera-se que o acompanhamento, se realizado periodicamente, pode identificar tendências e/ou predição da inovação como atividade fim do monitoramento.

Endereço eletrônico:
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13463/pdf Acessado em: 14 dez. 2012

[Fechar esta janela]