Biblioteca da Escola de Ciência da Informação
..::[Base de Dados PERI]::..

Referência:
OBASEKI, Tony Ikponmwosa . Informatizacao de bibliotecas: a realidade nigeriana. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 5, n. 1, p. 63-72, jan./jun. 2011

Descritor(es):
INFORMATIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS; INFORMAÇÃO GLOBALIZADA; ANALFABETISMO; DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL; PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO; NIGÉRIA.

Resumo:
Este artigo apresenta uma visão ontológica do conceito de informatização de bibliotecas em uma perspectiva global. O artigo não somente apresenta uma radiografia dos processos envolvidos com a informatização de bibliotecas, mas também fornece uma visão para os vantajosos resultados que essa tendência traz, no que tange a erradicação do analfabetismo, bem como na promoção do desenvolvimento educacional, por meio do uso eficiente das bibliotecas, especialmente entre os países em desenvolvimento. Novas competências em relação à informatização de bibliotecas têm aumentado o prestígio/moral dos bibliotecários, criação de novos empregos e nova divisão de trabalho etc., além de tratar dos obstáculos existentes quando da informatização de bibliotecas. No entanto, esse contexto é uma bomba relógio global concreta, uma vez que enfatiza o fato de a informatização provocar uma lacuna universal ao desenvolvimento educacional no mundo entre os países mais desenvolvidos tecnologicamente e os outros menos desenvolvidos.

Endereço eletrônico:
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/viewFile/514/1469 Acessado em: 08 nov. 2012

[Fechar esta janela]