Referência: NOVELLI, Valéria Aparecida Moreira, HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado, GRACIOSO, Luciana de Souza . Mediacao da informacao em websites de bibliotecas universitárias brasileiras: referencial teórico. Informacao & Informacao, Londrina, v. 16, n. 3, p. 142-165, jan./jun. 2011
Descritor(es): MEDIACAO DA INFORMACAO; BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS; WEBSITES; TECNOLOGIAS DA INFORMACAO E DA COMUNICACAO
Resumo: Introdução: As bibliotecas universitárias podem ampliar suas fronteiras, visualizar a possibilidade de inovar suas atividades a partir de uma maior utilização e exploração das TICs, especialmente da web.
Objetivo: Identificar e apresentar, a partir de referencial teórico, as possibilidades existentes de utilização das tecnologias da informação e comunicação e destacar o papel dos bibliotecários na mediação da informação para aliar o uso das novas tecnologias e o fator humano para a satisfação do usuário.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica na literatura da área de biblioteconomia e ciência da informação, com ênfase nas abordagens: mediação da informação, websites, portais de bibliotecas, serviço de referência virtual.
Resultados: A aplicação da ideia e das tecnologias web 2.0 aos serviços e coleções das bibliotecas tem sido classificada como "Biblioteca 2.0". A web mostra-se como um ambiente propício as ações mediadoras para o uso da biblioteca, dos recursos informacionais que ela disponibiliza, da necessidade de oferecer ao usuário do serviço virtual a mesma qualidade oferecida pelo serviço tradicional. Essas tecnologias apresentam um potencial para a otimização do oferecimento da prestação de serviços/produtos, a mediação da informação, a ampliação da satisfação dos usuários que não precisarão deslocar-se até a biblioteca para serem informados e receberem atendimento personalizado.
Conclusões: As conclusões revelam que as bibliotecas devem oferecer além de serviços locais, outros tipos de serviços que facilitem a vida do usuário, já que muitos recursos informacionais estão distribuídos e disponíveis em rede. O bibliotecário deve investir na sua função de mediador da informação, buscando o diálogo presencial e/ou virtual com o usuário que marcará a qualidade dos serviços/produtos disponibilizados pela biblioteca.
Endereço eletrônico: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/8357/10591 Acessado em: 19 set. 2012
|