Referência: LIMA, Gilson . As redes tem centros: uma estrategia para migracao da cultura pre-digital para a simbiose de redes sociais integradas em centros de atividades sociologicas e informacionais. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 148-176, set.
2005
Descritor(es): PESQUISA PRE-DIGITAL; REDES DIGITAIS; CENTROS DE ATIVIDADES INFORMACIONAIS
Resumo: Tentamos aqui responder a duas questões: 1) Como migrar uma qualificada herança da cultura, do saber e da pesquisa pré-digital para um aprendizado digital tendo em vista as novas gerações de gestores, pesquisadores, cientistas sociais e educadores? 2) Pensando no próprio aprendizado de ambientes digitais e no grande acúmulo de metodologias de pesquisa nas ciências sociais, que são, em grande parte, metodologias pré-digitais, como devemos proceder?
Defenderemos a idéia da implantação de redes em estratégias integradas em uma concepção simbiótica (física e social), ou seja, redes enquanto Centros ampliados de Atividades
Sociológicas e Informacionais. Para isso, abordaremos e precisaremos o conceito de informação e sua especificidade enquanto moderna informação computacional em redes digitais. Em seguida, apresentaremos a idéia de centro de atividades e demonstraremos algumas experiências sociais precursoras desses centros de atividade no Brasil.
Endereço eletrônico: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3091/2787 Acessado em: 18 set. 2017.
|